Desgarfar: morfar; manjar; dissipar; comer; mastigar e engolir; refeição

O que não falta por aí são ristorante pizzeria espalhados pelas ruas e shoppings com nomes e ementas em italiano, com certificados de pizza napolitana, pizzeiros com nomes artísticos em italiano, mestres pizzaiolo napolitano, etc.
Mas o pior é, no meio disto tudo, encontrar uma pizza que se preze… Por isso tenho optado pelas pizzas do continente e comer em casa.

Como diz Dostoievski: “Há momentos, e você chega a esses momentos, em que de repente o tempo pára e acontece a eternidade.” E assim foi: eu, minha mulher, Pegos Claros Rosé 2013, pizza e  Zmar.
Até hoje houveram apenas 2 pizzas que me ficaram na memória: a pizza do “Ivo a Trastevere, em Roma” e a pizza do “Resort Zmar Eco Experience, em Zambujeira do Mar”.

E é desta última que me apetece falar, sem grandes alaridos nem exageros. Situado em plena Costa Vicentina Alentejana, num resort “cheio” de água, espaços verdes, animais e céu aberto, foi no Zmar que encontrei a melhor pizza até aos dias de hoje em Portugal. Não sou um expert na matéria, longe disso, mas foi a que melhor cumpriu os meus requisitos e da minha mulher, grande apreciadora de pizzas.

A pizza veio sem exageros nas quantidades e variedades de ingredientes, apenas o suficiente, elaborada sobre uma massa fina e de borda simples, tudo numa consistência perfeita. A frescura dos cogumelos e a pouca gordura tanto nos queijos quanto na carne fizeram o seu trabalho, isso porque as gorduras interferem diretamente no sabor e deixam a massa mole e aguada. Tudo numa composição muito simples com ingredientes frescos e sem exageros, com os sabores da massa e do molho de tomate a serem sentidos na sua plenitude e uma leve crocância, sem aquela textura nem muito mole nem muito dura.

Naquele momento a harmonização não poderia ter sido melhor: Pegos Claros Rosé 2013. Brevemente falarei dele…

A todos vós, principalmente Mestres Pizzaiolos, convido-vos a darem um mergulho na piscina do Zmar e experimentar as pizzas…

Ricardo Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *